Uso e responsabilidade
As informações sobre as carrocerias da Scania destinam-se principalmente para encarroçadores e se aplicam a todas as conversões e carrocerias montadas nos chassis de caminhões e nos caminhões completos da Scania.
Pré-requisitos
O encarroçador deve ter os seguintes conhecimentos:
- Conhecimento básico da linha de caminhões Scania.
- Conhecimento profissional necessário sobre carrocerias de caminhões e encarroçamento.
- Conhecimento das condições operacionais para a aplicação em questão.
Requisitos para inspeção documentada
Depois de trabalhar no encarroçamento ou na conversão de cada peça, o encarroçador deve se certificar de que a carroceria e o encarroçamento foram realizados de acordo com as instruções para encarroçamento da Scania.
É obrigatório realizar uma inspeção segura e de qualidade, bem como uma declaração de conformidade.
Mais informações:
A Declaração de Conformidade pode ser assinada digitalmente com um telefone celular ou impressa na página inicial e assinada manualmente.
Siga as instruções abaixo:
Na página inicial, selecione a assinatura digital ou manual:
NOTA!
Pode haver exceções em alguns locais, como na Alemanha. Consulte as informações sobre como lidar com esses documentos na página específica de mercado em Informações locais.
Assinatura digital
- Preencha os campos que não tenham informações geradas automaticamente da conta pessoal da Scania.
- Marque a caixa para confirmar que a qualidade e a inspeção de segurança foram realizadas de acordo com as instruções da Scania.
- Marque uma das seguintes caixas:
Sem divergências, se as instruções da Scania foram seguidas sem divergências.
Divergências foram documentadas e comunicadas à Scania, incluindo o número do caso (Nº FQCA). - Para enviar o documento à Scania, clique em Enviar.
Os dados são registrados e exibidos na tela. - Verifique se eles estão corretos e clique em Seguinte.
Um código PIN será enviado ao telefone celular do emissor/autor. - Assine o documento com o código PIN.
O documento assinado é salvo no sistema de informações de produto da Scania (SPII), e uma cópia é enviada ao emissor/autor, que a salva de acordo com suas próprias necessidades.
Assinatura manual
- Preencha e imprima duas cópias da “Declaração de conformidade”.
- Verifique se as informações estão corretas e assine o documento.
- Coloque uma cópia na cabina próximo ao Manual para o motorista. Em geral, o Manual para o motorista fica sob a cama ou em um dos porta-objetos na cabina.
- Guarde uma cópia para seu próprio arquivamento.
Documentos da inspeção antes da entrega: a lista de verificação e a Declaração de conformidade podem ser substituídas pela documentação de inspeção do encarroçador. Essa documentação deve ser aprovada pela Scania. Entre em contato com um representante autorizado de uma concessionária Scania que faça a homologação.
Regulamentos
Para cumprir com os requisitos da norma 2007/46/EC referente à homologação de tipo de veículo completo, é importante que tanto as instruções sobre trabalhos em carrocerias da Scania quanto as normas nacionais sejam seguidas ao realizar trabalho de encarroçamento e de conversão em caminhões Scania.
Mais informações sobre a homologação de tipo de veículo completo estão disponíveis no documento Homologação de tipo de veículos dentro da UE.
As instruções sobre trabalhos em carrocerias geralmente dão ao encarroçador liberdade para selecionar e formar o material e desenvolver uma carroceria de acordo com a finalidade e necessidades do cliente.
Entre em contato com uma concessionária ou distribuidora Scania se tiver dúvidas que ainda não foram respondidas nas instruções sobre trabalhos em carrocerias da Scania. Quando apropriado, as regras e os regulamentos da marcação de CE devem ser seguidas. Mais informações estão disponíveis sob o título Marcação de CE.
Encarroçamento
Todo encarroçamento deve ser executado de acordo com as instruções sobre trabalhos em carrocerias da Scania. Se a carroceria não estiver descrita nas instruções de carroceria da Scania, o encarroçador deve entrar em contato com um representante autorizado de uma concessionária Scania para a homologação. Caso contrário, a garantia de fábrica não se aplicará.
Entre em contato com uma concessionária Scania para verificar o seguinte:
- Se é necessário realizar algum ajuste nos parâmetros ou uma atualização de software.
- Se o encarroçamento pode ser realizado.
- Se o encarroçamento afeta certificados ou requisitos legais.
Isso se aplica tanto a caminhões novos quanto a usados.
Trabalho de conversão
Qualquer trabalho de conversão deve ser realizado de acordo com as instruções sobre trabalhos em carrocerias da Scania. Um representante autorizado de uma concessionária Scania deve homologar todo trabalho de conversão que não esteja descrito nas instruções sobre trabalhos em carrocerias da Scania. Caso contrário, a garantia de fábrica não se aplicará.
Entre em contato com uma concessionária Scania para verificar o seguinte:
- Se é necessário realizar algum ajuste nos parâmetros ou uma atualização de software.
- Se foi possível realizar a conversão.
- Se a conversão afeta o certificado ou os requisitos legais
Isso se aplica tanto a caminhões novos quanto a usados.
Responsabilidade
A Scania somente oferece informações e recomendações com base nas condições e propriedades conhecidas.
O encarroçador é responsável pelo seguinte:
- Os componentes do chassi devem conservar sua função e qualidade originais após a conclusão do encarroçamento.
- A carroceria deve atender aos requisitos legais, de segurança e de conformidade.
- As características do veículo completo especificamente afetadas pela carroceria.
Tanto a concessionária Scania quanto o encarroçador são responsáveis perante o cliente por garantir que as instruções e informações necessárias acompanhem o veículo na entrega.
Marcação de CE
Caminhões equipados com algum tipo de carroceria (guindaste, plataforma elevatória, carroceria desmontável, guinchos acionados por máquina, carroceria basculante etc.), que é definida como maquinário 1 e é disponibilizada no mercado em um país da UE ou da EFTA devem, além das informações da carroceria da Scania, seguir também os requisitos na Diretiva de Maquinário 2006/42/CE.
O encarroçador é responsável pelo seguinte:
- Que a marcação de CE do maquinário e a documentação exigida2 sejam fornecidas com o veículo.
- Que a documentação técnica seja arquivada. Deve ser possível produzir a documentação mediante solicitação por um período de pelo menos 10 anos após a última unidade produzida durante produção individual/em série ou por toda a vida útil do veículo.
Se o encarroçador instala uma unidade que já tem a marca CE, então ele deve seguir as instruções e diretrizes que se aplicam à unidade em questão. Em casos como este, a documentação necessária2 deverá ser fornecida com o veículo.
- Uma unidade montada equipada, ou que deve ser equipada, com um sistema operacional que consiste em peças ou componentes interconectados, dos quais pelo menos um se move.
- Documentação que garante o uso seguro do maquinário durante toda sua vida útil. Isso se aplica a tudo, desde a montagem, instalação, uso, serviço e manutenção até a desmontagem e recuperação.